quarta-feira, 11 de abril de 2012

Entenda a padronização dos tamanhos de roupa no Brasil


Em 1968, a ISO, entidade que coordena padronizações, determinou que as medidas de roupas deveriam ser proporcionais aos biótipos de cada país. Assim, cada lugar usa uma fórmula. No Brasil, atualmente, o número da calça feminina é a metade do comprimento do quadril subtraída de 8 (96 cm de quadril? O tamanho é 40).

Mas isso não significa que exista uma padronização. Maria Adelina Pereira, superintendente do Comitê Brasileiro de Têxteis e do Vestuário, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), afirma que, na média, o mundo engordou, mas a numeração se mantém. As fábricas aumentam aleatoriamente a modelagem, por isso é comum o tamanho de um jeans variar conforme a marca.

Porém, o mercado brasileiro de roupas prepara ainda para 2012 uma padronização coordenada pela própria ABNT, em parceria com várias entidades de classe ligadas à moda, que unificará a modelagem por número de roupa. A ideia é que os brasileiros consigam identificar o vestuário certo pelas medidas do corpo.

Das marcas que aderirem ao padrão, que não será obrigatório, poderemos comprar uma blusa observando na etiqueta a faixa de medida de busto e costas. Segundo Sylvio Napoli, da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), a norma já foi oficializada para o vestuário infantil, segue adiantada para implantação no segmento masculino e mais tarde valerá para o feminino.

Um exemplo: um vestido hoje considerado tamanho M terá em sua etiqueta as medidas: altura, 1,72 metros; busto, 102 centímetro; cintura, 74 centímetro; e quadril, 107 centímetros.

Com informações da Superinteressante.
Foto: Getty Images.

Nenhum comentário:

Postar um comentário