segunda-feira, 11 de maio de 2015

Alta Costura: a moda na ponta da agulha




Uma verdadeira referência ao luxo é a premissa de Suzana Bennesby quando o assunto é o atelier de moda que há oito anos ganhou não só o seu, mas o coração de mulheres de todas as idades. O objetivo era simples, atender com qualidade um dos mercados mais especiais, o de festas. E para isso ela foi longe! Produzir vestidos únicos é apenas a ponta da linha que se desenrolando do carretel apresenta as tantas outras faces de seu trabalho. A assessoria de estilo vale o destaque, afinal, beleza é coisa séria e quando o assunto são as festas de 15 anos as meninas estão por dentro assunto. Por isso, conheça um pouco mais sobre a Reference D’Luxe e deixe-se seduzir por um universo repleto de cores e tecidos.

 Inesquecível Festa 15 Anos – O atelier tem como carro chefe a produção de vestidos feitos sob medida. Como ocorre o processo de criação dos modelos?

Quando a debutante (ou madrinha, noiva etc) chega ao atelier a atração pelos tecidos e cores é imediata, mas para o coração bater mais forte elas são exigentes. Muitos de nossos vestidos acabam servindo como referências, assim como outros encontrados em revistas ou na internet. Em uma conversa, portanto, descobrimos aquilo que mais lhe agrada, assim como outras informações necessárias tais quais o estilo da festa, o rigor do traje, além do horário e local do evento. A partir dai é dar asas à imaginação e colocar no papel o croqui, descrito com o máximo de detalhes possível.
E depois de finalizada essa etapa, qual o passo a passo para sua confecção?

Escolhidos os tecidos, cores , bordados e outros detalhes a costura em si, finalmente, tem início. O essencial é que a aniversariante comece o processo com até três meses de antecedência, assim suas medidas não sofrerão grandes variações e poderão ser realizadas de três a quatro provas, dependendo do modelo escolhido. A primeira delas, e mais importante, fará com que a base do vestido seja vista no corpo e, a partir daí, os ajustes iniciam-se a fim de adequá-lo totalmente ao biotipo.

Tratar do visual é uma missão de peso, afinal, elas precisam estar confiantes durante a grande noite, certo?

As festas hoje em dia são eventos enormes e, como em uma noite de sonhos, as meninas querem ser protagonistas – e o são! Por isso, o visual é a peça chave. Nosso trabalho não teria como não ser de extrema proximidade com a cliente, pois ela precisa estar à vontade para tirar dúvidas, fazer críticas, além de ter total abertura para falar o que quiser. É gratificante vê-las ficando a cada prova mais confiantes de que fizeram a escolha certa.

Além da criação de vestidos quais outros serviços são oferecidos pela Reference D’Luxe?
Trabalhamos especialmente com a modelagem exclusiva para atender o sonho da aniversariante, mas disponibilizamos também a primeira locação. Além da nossa linha de acessórios, como flores e outros arranjos para o cabelo oferecemos às nossas clientes uma assessoria completa em maquiagem, penteado, joia e sapato. Afinal, nosso intuito é uma produção completa de acordo com seus desejos e, é claro, as últimas tendências.

As debutantes costumam seguir o que está na moda ou acabam optando por um vestido que se aproxime de sua personalidade?

O formato do sonho quem dita são elas, mas isso varia muito de acordo com o próprio perfil. Um ponto de semelhança é a escolha de mais de um modelo para a festa – geralmente três – trocados após a recepção e após a dança quando se inicia a balada. Nesses casos, é comum que apenas o segundo seja longo e mais tradicional, enquanto os outros abusam de brilhos, pedrarias, bordados etc. Já quando a opção é por menos vestidos, uma boa possibilidade é o modelo dois em um, em que a saia longa torna-se removível, dando origem a uma nova produção.

Quanto à temática da festa, vale combinar com a cor do vestido?

Esse é um ponto complicado, pois a decoração tende a utilizar cores do gosto pessoal da aniversariante, então de fato, pode-se pensar nela como um ponto de partida para a escolha do vestido. Mas uma coisa é importantíssima: a debutante não faz parte da decoração! Optar pela mesma cor não implica o mesmo tom, então, deixe que ela encarregue-se de brilhar sozinha! Investir em tecidos finos como renda e seda é sempre a melhor opção para um visual chique, seja ele clássico ou despojado. Em tons fortes, pink e preto são as cores que mais utilizamos, mas vale a exceção para o nude, que chegou com força total.

Quais dicas você daria para as debutantes nesse difícil momento de decisão do figurino?
Não existem dicas específicas, pois a escolha tem que ser exclusivamente dela. O que fazemos, principalmente em nossa assessoria, é auxiliá-la quanto aos cortes que mais se adequam ao seu biotipo, como, por exemplo, optar por franzidos verticais quando o objetivo for afinar a cintura ou apostar no corte império na hora de valorizá-la. O que posso dizer com a experiência que tenho é que o vestido deve modelar-se ao corpo, mantendo sempre o conforto, afinal, ele não deve comprometer de forma alguma a diversão.

Além de todo esse empenho para tornar realidade o sonho do vestido ideal vocês ainda possuem oficinas de costura. É grande a adesão das meninas animadas após a festa?

Hoje em dia é comum a falta de trabalhos manuais e com exceção daquelas que futuramente ingressarão no curso de moda, esse universo estava muito distante. E foi justamente a ideia de aproximá-las dessa deliciosa tarefa que surgiu o curso de iniciação à costura. Nele garantimos as noções básicas, mas uma coisa é certa: aquelas que naturalmente encantaram-se durante todo o processo de criação de seu vestido podem acabar levando para a vida muito mais do que apenas lições de moda.

Fonte: Portal inesquecível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário