segunda-feira, 21 de julho de 2014

Como se vestir para um casamento

Quando uma mulher é convidada para um casamento, junto da animação e alegria pelo amigo(a) ou parente que está formalizando a união vem também aquela difícil preocupação: ”Com que roupa eu vou?”. E quem é que nunca passou por isso, não é mesmo?


Por mais preocupante que pareça a situação, você não deve se desesperar pensando nisso. O que você pode e deve fazer é analisar os pontos principais que regem a etiqueta dos trajes para casamentos.

Os principais aspectos que você deve levar em consideração são: traje especificado no convite, local da festa, clima e horário da festa (um dos itens que mais deverá influenciar sua escolha).

Como nem todos os convites trazem a informação a respeito do que se deve vestir para a cerimônia e festa, o traje social será a sua opção.

Para os homens, a situação toda é mais tranquila. Se o traje não foi especificado, vá de calça social, camisa e terno. Nunca vá de calça jeans ou camiseta. E deve-se tomar cuidado na escolha do sapato, para não eleger um modelo esportivo.

Para a convidada mulher, ir de vestido é a única opção? Não. É possível montar conjuntos com saia e camisa, saia e blazer ou calça social e blazer, se preferir não optar pelo tradicional vestido. Entretanto, tenha em mente que provavelmente a maioria das mulheres optará pelo vestido.

E o vestido deve ser curto, médio ou longo? Vestidos longos devem ser exclusividade das madrinhas e mãe da noiva e do noivo. Porém, se estiver muito frio e a noiva conceder, as convidadas também podem ir de longo. Em outros casos, considera-se de bom tom ir de vestido de comprimento médio ou um curto que não seja curto demais, especialmente se houver cerimônia na igreja.

Quanto ao local da festa, é importante lembrar que locais fechados pedem produções mais elaboradas, enquanto festas ao ar livre – chácaras, praias e parques – pedem looks mais leves, descontraídos e confortáveis.

Se o clima for de ameno para quente, será mais fácil montar a produção. Um vestido e uma sandália já resolvem sua dúvida. Porém, se o clima estiver fresquinho ou bem frio, você precisará investir em um vestido de manga, meias e sapato fechado.

Em relação ao decote: se for tomara que caia, use cabelos soltos e não use saia muito curta; se for um decote mais fechado, prenda os cabelos e a saia poderá ser mais curtinha. O segredo é equilibrar.

Outra dica é conversar com a noiva e com outras convidadas, assim vocês conversam sobre os trajes e podem se ajudar na hora da escolha. Isso evita também que você chegue na festa vestida de forma diferente de todo mundo.

Mas a dica de ouro para quem é convidada em um casamento é: não vá de roupa clara. Isso inclui branco, champagne, pérola e outras cores clarinhas que amamos, mas devem ser esquecidas quando se é convidada de um casamento. Cor clara é exclusividade da noiva, não se esqueça desta regra.

Veja a seguir mais dicas específicas para os trajes em cada situação.

Como se vestir para um casamento em dia quente

Se o casamento for acontecer em um local fechado, à noite, você pode explorar a produção mais elaborada. Aposte nos vestidos com estampas e paetês, clutches com bordados e pedrarias e acessórios poderosos.

Veja a seguir algumas opções para inspirar:


Porém, se o casamento for de dia ou em um local aberto, você deverá investir em peças leves e fluidas, sem muitos brilhos e bordados, acessórios mais discretos e bastante elegantes. Confira algumas sugestões para te inspirar:

 

Fonte: Dicas de mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário