terça-feira, 3 de junho de 2014

Regata para usar em todos os seus looks



Regata: é muito provável que você tenha ao menos uma em seu armário. A peça é útil e fácil de combinar. Vai bem com calça jeans, com uma saia mais encorpada, com shorts, com blazer e com qualquer outro tipo de combinação que desejar. Além disso, hoje em dia, as opções de modelos de regatas são muitas, desde as mais básicas, como a regata branca, até aquelas que podem ser usadas em ocasiões mais formais, como as de seda ou cetim.

“A regata pode marcar presença em vários ambientes, o segredo está nas outras peças que irão compor o look: peças mais informais, acentuando seu ar despojado, ou mais formais, criando um contraste interessante de braços e colo à mostra com saias e calças de alfaiataria, por exemplo,” ensina a consultora de estilo, Josane Muriel.

A história da regata é interessante e totalmente baseada nas artes, conforme nos conta Renata Corsetti, consultora de Imagem e Estilo, ao lado de Maria Izabel Morais, na Deluxe Consultoria. O seu primeiro esboço data o século XV, quando o artista Michelangelo fez uma escultura com uma camiseta sem mangas, bem diferente daquelas usadas na época. “Depois de muito tempo, a regata começou a ser usada como roupa de baixo, para proteger do frio e transpiração. Mas, foi somente em 1950 que a regata se popularizou ao ser usada por Marlon Brando, sem nada por cima, no filme ‘Um Bonde Chamado Desejo’”, explica Renata.

Ao se popularizar, a regata se tornou item obrigatório em qualquer guarda-roupa, inclusive nos masculinos. Hoje, deixou de ser usada apenas nas academias e nas horas de lazer e ganhou ares mais formais com aplicações de renda e tecidos mais finos.





A regata e seus modelos

Segundo Josane, os tipos de regatas mais em alta hoje são “aqueles que lembram combinações, com carinha de lingerie.” São feitas com tecidos delicados, como a seda, e cheias de aplicações de renda, guipir (tipo de renda), brilhos entre outras.

No entanto, são muitos os modelos de regata. Segundo Renata, a peça se caracteriza por ser uma camiseta sem manga. “Mas elas podem ter decotes diferentes, como em U ou em V, corte reto, em A, diferentes tecidos”, exemplifica.

O que é importante notar é que as regatas não recebem denominações específicas, como as calças, por exemplo. “As variações acontecem geralmente na largura das alças, profundidade do decote e a distância que ficam do corpo – mais justas ou mais amplas”, ressalta Josane.

Com informações do site Dicas de Mulher. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário