quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Como escolher o tecido certo para cada tipo de roupa

Um dos probleminhas para quem pretende contratar uma costureira ou começa a costurar é a dúvida de qual tecido escolher para cada peça. A busca por roupas exclusivas e estilo único está fazendo muita gente entrar no mundo da costura e a escolha de bons tecidos é uma parte importante do processo. Quando um tecido é mal escolhido, a peça pode não ficar com o caimento adequado e o resultado acaba sendo completamente diferente do que você esperava. Assim, preparamos esta postagem com algumas dicas para guiar na escolha de tecidos, para você se vestir com roupas lindas, confortáveis e sem erros!


Antes de qualquer coisa é preciso escolher a peça que será costurada. Separe o desenho, imagine mentalmente. Têm tecidos que ficam excelentes em vestidos, que podem não ser os mesmos que arrasam naquele par de calças. Escolha o mais confortável e analise modelos prontos para verificar o caimento no corpo, isto pode ajudar bastante. Verifique para qual ocasião você quer aquela peça e opte por um material que siga o estilo desejado.

O tecido mais fácil de encontrar em lojas é o de algodão, que possui preço acessível e atrai muita gente. É mais indicado para roupas leves e simples de verão. Seguindo este estilo, a malha também é um material curinga, servindo para fazer pijamas e roupas do dia-a-dia, garantindo muito conforto, graças à leveza do tecido. Para roupas de inverno o melhor mesmo é investir em tecidos com isolamento térmico, como lã e gabardine. São ótimos para casacos, blusas e até mesmo calças.


Já tecidos com elastano, como jeans, tricoline, cetim e outros, são ótimos para peças que você quer que fiquem justinhas no corpo. O elastano, também conhecido como strech, como o nome sugere tem alta elasticidade, por isso é o melhor para peças justas. Outro tecido vai atrapalhar os movimentos.

Escolher tecido de roupa de festa é o drama de muita gente, mas na verdade não tem complicação alguma! Opte por cetim sem elastano em caso de vestidos largos, e cetim com elastano para vestidos justos. Seda, Crepe e Tafetá são opções para vestimentas festivas mais sofisticadas. Para qualquer uma delas, se a intenção é destacar as curvas, sempre procure tecidos com elastano.


E aí, o que achou das nossas sugestões? Dá pra ver que a escolha de tecidos depende de muitos fatores e da peça que você vai costurar, mas uma coisa é certa: tecidos de qualidade valorizam qualquer roupa e oferecem muito conforto.




Com informações do blog Pequena Vanilla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário