terça-feira, 27 de março de 2012

Saiba como lavar roupas coloridas


As roupas coloridas merecem um cuidado especial, pois com as lavagens vão ficando opacas, apagadas e com cara de velha. Para conservar o colorido de suas roupas e deixá-las sempre bonitas, pequenos truques fazem a diferença.

Se uma roupa manchou, por que foi lavada com outra roupa colorida você deve fazer o seguinte para recuperá-la: Coloque um balde de alumínio com água no fogo. Quando ferver, adicione açúcar e coloque a peça de roupa que está manchada. Deixe fervendo até que a mancha desapareça. Mas cuidado; esse truque não pode ser feito nas roupas sintéticas só nas de algodão que já foram pré-lavadas e não encolheram.

Importante: Evite o sol direto para secar sua roupa colorida, pois ele queima as cores.

Roupas com bordados coloridos

Se sua roupa for bordada em cores, você já pensou como devemos lavá-la?

Lave com água e sabão branco. Na última água, adicione um pouco de vinagre.

Roupas coloridas: azul e vermelho

As roupas azuis e vermelhas ficam como novas se, depois de lavadas, forem passadas em uma solução suave de água com soda. Não se esqueça de usar luvas para proteger suas mãos. Essa solução vai ajudá-la a conservar a cor por mais tempo.

Roupas coloridas: estampadas

As roupas estampadas também não podem ficar de molho. Devem ser lavadas rapidamente, para não manchar e secar a sombra. Lavando dessa forma você vai conservar o estampado de sua roupa por mais tempo.

São roupas que não descoram e não mancham, se juntarmos à última água de enxaguar um pouco de sal e vinagre.

Se o tecido listrado ou estampado tiver fundo branco, manchar ou desbotar quando for colocado para secar, ele deve ser levado à água novamente para ser enxaguado várias vezes, acrescentando-se à última água (pouca) 3 colheres de sopa de vinagre. Em seguida, deve-se apertar bem o tecido entre dois panos secos. Seque a sombra e passe a ferro enquanto ainda estiver úmido.

Com informações do Bbel (UOL).

Nenhum comentário:

Postar um comentário