terça-feira, 13 de março de 2012

Como lavar cada tipo de tecido: S a V

Para manter a sua roupa sempre com cara de nova você deve tomar alguns cuidados básicos como providenciar a remoção da mancha, sempre que possível, logo depois do ocorrido, e ainda ter alguns cuidados especiais na hora da lavagem. Cada tecido tem uma trama diferente e claro deve ser lavado de uma maneira diferente. Veja a seguir algumas dicas para lavar cada tecido e deixar suas roupas sempre bonitas e macias.

Como lavar: Sedas


Devemos ser muito cuidadosos ao lavar sedas. Estes tecidos são muito delicados.

Como lavar: Sedas Coloridas (cores que não são firmes)

Molhe uma extremidade do tecido, apertando-o bem várias vezes dentro da água; se a tinta soltar, a roupa não poderá ficar de molho. Deverá ser ensaboada com sabão neutro para roupas delicadas e enxaguada rapidamente para não ficar manchada. Na última água coloque um pouco de vinagre e seque à sombra.

Cor Firme: em um balde cheio de água coloque 2 colheres de sopa de sabão em pó especial para roupas delicadas. Faça uma boa espuma e acrescente uma ou duas colheres (chá) de açúcar à última água. Enrole a peça numa toalha limpa, bem apertada, e passe a ferro, ainda úmida.

Como lavar: Seda Pura a Seco

• Só lave a seco peças que não estejam manchadas de água (chuva) ou de transpiração.

• Coloque Varsol puro numa bacia, mergulhe a peça de roupa e aperte várias vezes para que o Varsol passe pela trama do tecido. Escorra e seque entre duas toalhas, para depois passar o rolo de massas para o Varsol ser absorvido pela toalha. Finalmente, pendure em num cabide para arejar e sair o cheiro de Varsol. Não passe a ferro.

Como Salvar uma Roupa de Seda Manchada

Para que uma mancha não aumente e o tecido de seda não se estrague, use benzina ou éter para removê-la. Outra solução é tratar a mancha com bicarbonato e água fria. Espere secar e escove.

Como lavar: Fitas e Cordões de Seda

Se estiverem com o nó muito apertado, coloque um pouco de talco e vá afrouxando devagar.

Como lavar: Tafetá


Passe uma esponja embebida em água e vinagre.

Como lavar: Tecidos Amassados


Este tipo de tecido, geralmente, perde a sua forma quando lavado. Para que seu visual continue sempre novo, com seu aspecto de amassado, você deve passar o ferro frio de modo suave e, se necessário, colocar a peça de roupa sobre o vapor de água fervendo.

Como lavar: Tecidos Bordados


Para limpar tecidos bordados e rebordados, deve-se polvilhar o tecido com magnésia em pó, deixando assim, por muitas horas. Em seguida, basta sacudir para retirar o pó e, se for necessário, repetir a operação até sua limpeza total.

Como lavar: Tecidos Delicados


Esses tecidos devem ser lavados em uma solução de 1 colher (sopa) de essência de terebintina para 10 litros de água. Depois enxágue em água fria e bem salgada.

Como lavar: Tecidos Sintéticos


As peças de tecido sintético podem ser lavadas à mão com sabão neutro e água fria para não perder a sua elasticidade. Devem ser secas à sombra, sobre uma toalha. Não use pregadores para evitar que a peça se deforme. Se necessário, use cabide.

As roupas de fibras sintéticas retêm o cheiro de transpiração, mesmo depois de lavadas. Para que isto não aconteça, antes do enxágüe, deixe a roupa de molho numa solução de 1 colher de bicarbonato de sódio e água.

Como lavar: Tule de Algodão


Lava-se com água quente e sabão (em pó para tecidos delicados ou de coco) e com alguns cristais de soda, se estiver muito sujo. Para que este tecido fique encorpado, é necessário passar a peça de roupa em água com goma caseira dissolvida em água.

A secagem deve ser feita com a peça de roupa pendurada no varal, sem torcer. Com o tecido ligeiramente úmido passe o ferro não muito quente, fazendo movimentos na direção do fio do tecido. Passe até secar bem.

Como lavar: Tule de Seda

Limpe com gasolina ou benzina.

Como lavar: Veludo

Para limpar este tipo de tecido, basta passar uma escova limpa umedecida em álcool.

Como lavar: À Seco

Para lavar a seco, use amoníaco e álcool.

Para limpar golas de vestidos ou casacos, passe suavemente sobre elas um pano branco e limpo embebido numa solução de água quente e amoníaco. Depois que elas estiverem secas, passe novamente um pano com álcool.

Como lavar: Veludo em Casa

Passe sobre as partes manchadas um pano embebido em amoníaco. Lave com um sabão neutro. Se tiver de esfregar, faça-o na direção do fio do veludo, com uma escova de cerdas macias. Enxágüe sem torcer. Ponha para secar à sombra sobre uma toalha (não use prendedores de roupa para não marcar). Finalmente, escove delicadamente, usando uma escova semi-dura para levantar o pêlo do tecido.

Como lavar: Veludo Cotelê


Se quiser apenas limpar veludo cotelê que não tenha nenhuma mancha, use este método: envolva a mão em papel celofane e esfregue o tecido primeiro pelo lado do avesso, depois pelo lado direito da peça. Lembre-se, porém, de trabalhar sempre na mesma direção.

Com informações do UOL (Bbel/Bebel Ferreira).

Nenhum comentário:

Postar um comentário