quinta-feira, 8 de março de 2012

Mulheres levam vantagem na moda


“A moda é algo intrinsicamente ligado às mulheres”, afirma a estilista Fernanda Yamamoto, jovem talento do São Paulo Fashion Week, principal semana de moda do país. A afirmação é compartilhada pela modelo gaúcha Alessandra Ambrósio neste Dia da Mulher. “A moda é feita, em grande parte, para elas. Com a mulher ocupando outros segmentos atualmente, ela se preocupa mais com a aparência e aquece o mercado”, explica a top.

Fonte de inspiração para os criadores e consumidoras ávidas por novidade, as mulheres marcam presença na moda desde a revolução provocada por Coco Chanel, em 1920, que deu liberdade para o guarda-roupa feminino explorar peças além das saias e vestidos. Cargos de prestígio são comumente relacionados a mulheres poderosas: as editoras das revistas mais importantes, as estilistas de grifes cobiçadas e, é claro, as modelos. “Muitas das marcas internacionais que admiro, como Prada e Isabel Marant, são comandadas por mulheres”, comenta a designer de sapatos Luiza Barcelos, de Minas Gerais.

A moda, como mercado, é de fato mais amigável à sua força de trabalho feminina, quando comparada aos índices gerais, publicados em relatório do Banco Mundial na última terça (6), com o dado de que a cada US$ 1 recebido pelos trabalhadores homens, US$ 0,73 são pagos às mulheres pela mesma função. O cachê de uma modelo, por exemplo, costuma ser 60% maior do que o de um colega, diferença que aumenta quando se tratam das tops. Aqui, vale explicitar o outro lado deste “paraíso profissional”: estas mulheres, muitas vezes, são ainda meninas, passando por longas jornadas de trabalho e pressões em busca da beleza ideal.

Com informações do Mulher (UOL).

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