sexta-feira, 19 de junho de 2015

Os diferentes tipos de jaqueta: saiba como usar

Confira dicas para usar cada modelo de jaqueta para criar combinações para diferentes ocasiões e climas. Veja também fotos de looks lindos para se inspirar.



As jaquetas são versáteis e podem ser utilizadas em diversos looks. Estão disponíveis em diversos tecidos e diferentes modelagens, sendo assim, peças possíveis de serem incorporadas em todas as estações e em qualquer ocasião.
Seu principal uso é para proteger em dias mais frios, mas nada impede que sejam usadas as de tecidos mais leves em dias mais quentes. Além da proteção contra o frio, a jaqueta é uma ótima peça para dar um charme a mais na composição e assim deixá-la mais completa. Ter uma terceira peça no seu look com certeza o deixará com uma cara mais fashion e moderna.
Existe um tipo de jaqueta ideal para cada ocasião e clima. Nessa matéria você irá conferir dicas para usar esses diversos tipos de jaqueta e saber como adaptá-las ao seu estilo, ao clima e à ocasião de uso da peça. Confira os variados tipos de jaqueta e saiba como usar cada uma delas:

 

Jaqueta jeans

 

Foto: Reprodução / Chata De Galocha | Just Lia | Claudinha Stoco
Foto: Reprodução / Chata De Galocha | Just Lia | Claudinha Stoco

Grande sucesso nos anos 90, as jaquetas jeans sempre tiveram e ainda têm espaço no guarda-roupa de muitas mulheres. Elas são práticas e capazes de deixar qualquer look básico mais estiloso. As jaquetas jeans podem ser de diversos modelos. As mais curtas, na altura da cintura e com bolsos frontais são o tipo ideal de jaqueta jeans para mulheres com estilo mais romântico e feminino. Já as mais largas, no estilo boyfriend atribuem estilo e um toque mais despojado ao look.
A estilista Mana Malta, da Orgânica, expositora da feira de moda O Mercado, comenta que as jaquetas mais curtas ajudam a definir a silhueta, se esse for o efeito desejado. Na composição do look, a estilista recomenda: “Por ser extremamente versátil, combina com vestidos de tecidos levinhos pra dar um toque romântico, ou até mesmo com calças de alfaiataria e uma blusa esvoaçante pra dar um toque mais descolado. Quem não abre mão da originalidade pode ainda compor o look usando shorts e uma bela meia calça”, recomenda.

 

Jaqueta de couro

 

Foto: Reprodução / Radioactive Unicorns | Depois do Quinze | Chocolate Fashion Coffee
Foto: Reprodução / Radioactive Unicorns | Depois do Quinze | Chocolate Fashion Coffee

As jaquetas de couro nunca saem de moda. Por ser um material impermeável, é uma peça curinga em dias mais frios e pode ser acompanhada por diversas outras peças, compondo desde looks clássicos até os mais modernos, dependendo do estilo e gosto da mulher. Ter uma jaqueta de couro no guarda-roupa é um investimento, “uma boa jaqueta de couro dura em média 50 anos se bem cuidada”, comenta Mana Malta.
Existem diversas opções de jaqueta de couro. As mais retas são indicadas para looks mais clássicos. Mana Malta comenta que os queridinhos da vez são “os com franjas em tons terrosos e os com aplicações metálicas e corte mais justo”. Para usá-las a estilista recomenda que as com franja em tons terrosos, que componham looks mais naturais “pode ser usada com calças pantalonas, flares e jeans estonado, até mesmo sobrepostas a vestidos longos e floridos”. Já as de corte mais justo: “dão um ar glam rock e são indicadas para a noite”, completa.

 

Jaqueta de tweed

 

Foto: Reprodução / Vogue Avenue | Kate Fashionschtick Kate | Petit Sweet Couture
Foto: Reprodução / Vogue Avenue | Kate Fashionschtick Kate | Petit Sweet Couture

Esse é o tipo mais clássico, chique e delicado entre as jaquetas. “São super retrôs e remetem logo ao estilo Chanel de ser, elegante.”, comenta Mana Malta. O tweed é um tecido de textura áspera. Geralmente é feito de lã ou a partir de uma mistura de outros tecidos, em padrões coloridos.
Para a composição do look remeter ainda mais ao delicado estilo retrô, a estilista recomenda: “um pretinho básico e um belo colar de pérolas, ou uma saia lápis e você estará de volta aos anos 50!”.

 

Parkas e jaquetas estilo militar

 

Foto: Reprodução / Le Happy | Recycling Ideas | Tessa Diamondly
Foto: Reprodução / Le Happy | Recycling Ideas | Tessa Diamondly

Essas jaquetas geralmente são usadas em situações casuais, mas não é uma regra, “de uns anos pra cá essas jaquetas tem tomado acabamentos mais refinados e tecidos mais nobres”, comenta Mana Malta. Quase sempre as cores dessas jaquetas obedecem ao padrão de cores militares: verde, cáqui e marrom. O ponto alto dessa jaqueta é que ela é capaz de alongar e definir a silhueta.
As parkas e jaquetas estilo militar são curingas e podem ser usadas em diversos tipos de look. A estilista apenas alerta para ter cuidado com a proporção e combiná-la com peças justas ou curtas: “evite somente usá-las com saia longa pra não ficar com proporção desconfortável”, comenta. O tecido desse tipo de jaqueta dita em qual ocasião é ideal ser usada “malha para ambientes descontraídos e cetim para ambientes conservadores”, recomenda Mana Malta.

 

Jaqueta bomber

 

Foto: Reprodução / Nachgestern Ist Vormorgen | Elle & Jess | Do Jeito H
Foto: Reprodução / Nachgestern Ist Vormorgen | Elle & Jess | Do Jeito H

As jaquetas bomber são as tradicionais jaquetas americanas com elástico ou rib na altura do quadril. Mana Malta conta que é uma jaqueta bem democrática: “é para ser usada sem restrições”, comenta. Para compor looks com essa jaqueta, a estilista recomenda que dependendo do tecido podem ser usadas para baladas e eventos mais formais: “podem compor looks com vestidos decotados ou simplesmente com o famoso jeans e camiseta”. A estilista completa: “a peça acompanha bem saias mais curtas, calças flare e skinny”.
É importante tomar cuidado apenas com o comprimento da peça e ressaltar que o elástico da jaqueta deve ficar na altura do quadril: “para mulheres mais altas é ideal que evitem as muito curtinhas, assim como para as mais baixas é ideal que evitem as que fiquem abaixo do quadril, para que não fiquem maior que o necessário”, comenta a estilista.

 

Jaquetas estampadas

 

Foto: Reprodução / Just Lia | Radioactive Unicorns | Chocolate Fashion Coffee
Foto: Reprodução / Just Lia | Radioactive Unicorns | Chocolate Fashion Coffee

As jaquetas estampadas podem ser de diversos tecidos e tipos, portanto é válido seguir as dicas dos tipos citados acima, caso a sua jaqueta estampa seja um deles. Jaquetas estampas, indiferente do tipo ou tecido, sempre são marcantes e cheias de personalidade. Por isso, quando ela estiver no look, quase sempre será o foco da produção.
Uma maneira bacana de tirar o foco único da peça, é “misturando padrões nos mesmo tons, por exemplo: jaqueta estampa floral, com blusa xadrez nas mesmas nuances ficam modernas e super divertidas”, comenta Mana Malta.

 

Jaquetas bordadas

 

Foto: Reprodução / Just Lia | Radioactive Unicorns |  Strike a Pose
Foto: Reprodução / Just Lia | Radioactive Unicorns | Strike a Pose

As jaquetas bordadas são lindas e únicas. Por serem muitas vezes multicoloridas, pode gerar dúvidas na hora da combinação. Mana Malta recomenda tomar cuidado para o look não ficar parecendo muito exagerado e performático: “só tem que tomar cuidado para fugir do esteriótipo Cauby Peixoto ou Michael Jackson. Por isso, evite calças justas demais e ou curtas”, comenta.
Se desejar uma produção bem feminina, a dica é combinar a jaqueta com elementos fortes, porém que não contrastem com a peça: “prefira usá-la com vestidos bem delicados e abusar de elementos fortes, como cachecóis e lenços”, recomenda a estilista.

 

Jaquetas esportivas e jaqueta varsity

 

Foto: Reprodução / Street Chic Geek | Le Happy | The Girl From Panama
Foto: Reprodução / Street Chic Geek | Le Happy | The Girl From Panama

As jaquetas varsity originalmente eram uniformes de atletas universitários americanos. Logo se tornaram tendência de moda e além de looks esportivos podem compor looks super femininos e mais sofisticados.

O segredo ao usar essas jaquetas e obter um look feminino é apostar em saias, vestidos ou calças mais justas na composição: “A varsity é um estilo de jaqueta bem amplo e esportivo. Por isso combina com peças mais sequinhas na parte de baixo, como leggings e calças skinny. Sneakers e tênis são boas pedidas para compor o look”, comenta a estilista. Saltos ajudam a deixar o look menos informal.

Fonte: Dicas de Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário