terça-feira, 20 de maio de 2014

Saia de babados. Como usar saia de babados desde as clássicas às moderninhas.



Herança do século XVIII, a saia de babados sempre esteve associada a feminilidade, e ainda hoje – mesmo tendo ganhado versões mais modernas, que vem aparecendo cada vez mais nas ruas e nos looks das blogueiras de moda – é, com certeza, uma das peças mais românticas do nosso guarda-roupa. No entanto, é possível sim usar a saia de babados em diferentes ocasiões, valorizando seu corpo e seu estilo, sem deixar o look completamente com cara de boneca.

Valorizando a silhueta

Na sua versão mais tradicional ou na mais moderninha, onde o babado da saia aparece apenas na barra, é importante entender como esse tipo de peça pode valorizar a sua silhueta.


A consultora de moda Josane Muriel explica que “quem pode usar babados sem qualquer preocupação são as mulheres com a silhueta que chamamos de “triângulo invertido”, ou seja, com ombros mais largos que os quadris. Nesses casos, qualquer volume na área é bem-vindo para trazer equilíbrio. Para essas mulheres, a saia pode ter babados, ser colorida, estampada, não há muitas restrições”.

Se o seu caso, no entanto, é o oposto, muita calma, pois é possível também usar a peça contanto que haja uma atenção redobrada. “Quem tem o quadril mais largo que os ombros precisa prestar mais atenção nas cores e no volume que os babados acrescentam. Não que seja proibido, mas seu uso exige mais cuidados”, explica a consultora.





Saia tradicional x saia moderna

Se você está em dúvida em qual desses dois modelos de saia apostar, vale levar em consideração as diferenças que os babados na saia toda e os babados apenas na barra trazem para o look.

saias com babados tipos Como usar a saia de babados: das clássicas às moderninhas

Se você optar pela primeira opção, lembre-se da informação já dita pela consultora de moda de que a saia inteira de babados “vai acrescentar bastante volume ao quadril, dando destaque para essa área”. Além disso, essa saia influencia no estilo do seu look, que, segundo Josane, fica mais informal com sua presença. E por fim, mas tão importante quanto todo o resto, é a dica da especialista de que essa saia “pede uma parte de cima mais discreta, – cores contidas, poucos detalhes e volumes – pois já é bem poluída visualmente.”

Agora, se o caso for de optar pela segunda opção, ela adianta “a peça que tem babados apenas na barra tende a ser um pouco mais formal e também mais democrática: como o volume fica concentrado após o fim do quadril, ela se torna bem menos “perigosa” para as mulheres de quadril largo.” E para combiná-la com a parte de cima, a dica da consultora aqui é o oposto da primeira opção. “Como seu visual é mais limpo, a parte de cima pode ser mais chamativa em cores, volumes, estampas, etc.”

Equilíbrio é fundamental

Segundo Josane, equilíbrio é sim a palavra-chave no jogo da moda. E, em se tratando das saia de babados, não poderia ser diferente: tanto para quebrar o visual boneca dessa peça quanto para combinar a saia de babados com estampas, – outra figurinha da moda que pede muita atenção – é preciso equilíbrio.

Para deixar o romantismo mais ameno, “o bacana é misturar essa peça feminina com outras mais neutras, mais modernas ou até mesmo masculinas, que vão dar um charme extra à produção e deixar tudo mais interessante.”, conta a especialista.

Agora, se o caso são elas, as estampas, Josane diz que o melhor mesmo é ir balanceando de acordo com a peça específica que você irá usar. “Se os babados são bastante evidentes e volumosos, procure por estampas com pouco contraste – tipo cinza escuro e preto – e em padrões pequenos, pois não são tão chamativas. E vice-versa: babados discretos dão mais espaço para estampas de alto contraste (preto e branco, por exemplo) e maiores.”


Com informações do blog Dicas de Mulher. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário