sexta-feira, 23 de maio de 2014

Orquídea Radiante: como usar a cor em seus looks


Muita gente já escutou falar da Pantone, mas não é todo mundo que sabe ao certo o que essa empresa representa. A consultora de estilo Liana Medeiros explica que a Pantone “é a marca responsável por um sistema de identificação, combinação e comunicação de cores”, ou seja, um guia de cores complexo e padronizado, provavelmente o mais conhecido do mundo, que forma a famosa “paleta Pantone”.

É através dessas várias cores de sua paleta que a Pantone elege, todo ano, uma cor considerada a cor do ano. Essa escolha é feita sempre com base em uma grande pesquisa que busca influências cromáticas de diversas áreas: moda, entretenimento, cinema, tecnologia, etc.

Em 2012 a cor escolhida foi a Tangerine Tango, um tom de laranja muito vibrante, quase vermelho; em 2013 foi a vez do Esmeralda, aquele verde que aparece na joia de mesmo nome, e, agora, em 2014, a grande estrela do ano promete ser a Radiant Orchid, que em tradução literal para o português ficou sendo chamada de Orquídea Radiante.

O significado da Orquídea Radiante

Segundo Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute®, “enquanto a cor do ano de 2013 serviu como um símbolo de crescimento, renovação e prosperidade, Radiant Orchid vem do outro lado da roda de cores para intrigar os olhos e despertar a imaginação.”

Mas é possível ver a influência da cor de outras formas, como mostra a consultora Liana “se formos refletir para o lado mais espiritual da análise de cores ou mais para o esotérico, a astrologia tem outra explicação: 2014 é regido por Júpiter e os tons de azul, púrpura, uva e o próprio Orquídea Radiante são as cores desse planeta – que favorecem a mente e a espiritualidade, tranquilizam e deixam o ambiente mais harmônico.”



Qual é essa cor e como usá-la nas roupas

Liana define a Orquídea Radiante como uma cor que varia entre o rosa e o roxo, como um lilás com um fundo rosado. Para quem quer aderir de vez a esse tom em seus looks do dia, mas ainda tem um pouco de medo de sobrecarregar a produção, vale seguir duas dicas preciosas dadas pela especialista:

A maneira mais fácil de incorporar essa cor é aos poucos, nos detalhes. Na cor do esmalte e em algum acessório, – como um cinto, por exemplo – para depois passar para roupas com esse tom.
Escolha a cor como tom base da produção e a partir daí escolha as outras peças do look.

A Orquídea Radiante é uma cor muito democrática e que combina com as mais diversas tonalidades. Isso porque, segundo Liana, apenar da cor fazer partes da família dos tons frios, composta pelos azuis, roxos e violetas, essa cor também se encaixa na família dos tons quentes, pois possui em sua mistura o rosa. Portanto, ela combina com todos os tons de pele. “Trata-se, na verdade, apenas de adequá-la a seu estilo pessoal”, enfatiza a especialista.

Combinações coringas

Existem três combinações coringas que Liana indica de acordo com a ideia de look que você quer passar ou ainda do local aonde você irá.

Orquídea Radiante + verde = para uma combinação mais ousada
Orquídea Radiante + branco = para uma combinação neutra
Orquídea Radiante + rosa = para uma combinação bem feminina
Uma camisa Orquídea Radiante e três opções de looks

Com apenas uma mesma camisa é possível fazer vários tipos de looks e combinações, agradando aos mais diferentes estilos. Liana Medeiros provou isso montando três looks diferentes com a mesma camisa Orquídea Radiante: um look básico, um colorido e um estampado. Além disso, acessórios e sapatos ajudam a imprimir ainda mais personalidade ao estilo de cada produção.



Com informações do blog Dicas de Mulher 

Nenhum comentário:

Postar um comentário