terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Chiffon: características e vantagens do tecido


Embora seja sempre importante conferir as informações disponíveis na etiqueta de uma roupa, não é preciso olhá-la para identificar uma peça de chiffon. “Sua superfície irregular e o toque áspero, agregado ao caimento leve, são facilitadores de identificação”, destaca Andressa Caroline Sassarão Gonçalves, docente de moda do Senac Americana.

A profissional explica que o chiffon é um tecido fino, leve e com certa transparência. “É feito de fibras naturais, como a seda, ou fibras sintéticas, como o poliéster. Além disso, também possui superfície irregular e toque áspero, que são características marcantes do tecido”, diz.
Roupas em chiffon

Com a transparência em alta nas últimas estações/coleções, o chiffon tem ganhado destaque tanto em vestidinhos e saias do dia a dia, quanto em camisas e blusas. Andressa destaca ainda que ele é bastante usado em vestidos de festa, que requerem elegância e feminilidade.

“Por se tratar de um tecido fino, com movimento e transparência, as saias e os vestidos devem ser usados com um forro em outro tecido. As características do chiffon também são apropriadas para volumes estratégicos ou camadas. Em alguns casos, o forro pode até ser descartado (apenas em caso de tops, ou seja, partes de cima), pois as próprias camadas ou volumes se encarregarão de ‘cobrir’ a transparência”, diz a profissional.

“O tecido deixa ainda a possibilidade de fazer sobreposições com outras peças, como por exemplo, uma regata, e até mesmo um sutiã bem elegante, usado, claro, com bom senso, analisando o modelo e o evento onde se pretende usar a peça, para o look não ficar vulgar”, acrescenta.


Vantagens do tecido

Andressa Gonçalves explica que, devido à tecnologia dos dias atuais, o chiffon, quando confeccionado em fibra sintética, transmite uma agradável sensação térmica em contato com o corpo e evita odores. “No caso de fibra natural, como a seda, a sensação em relação ao toque, caimento e conforto é ainda mais agradável”, diz.

Além disso, destaca a profissional, o chiffon não costuma amassar com facilidade. Sendo, assim, ótima opção para pessoas que viajam com frequência, por exemplo.
Como cuidar de uma peça de chiffon?

Assim como toda peça com características parecidas a do chiffon, os cuidados são na lavagem e na hora de passar, principalmente. “Não se deve deixar de molho, lavar, nem secar em máquina. Ao lavar à mão, não friccionar em demasia. Secar à sombra”, explica Andressa.

“No caso do chiffon de poliéster, passar ferro na escala ‘seda’ e para um maior cuidado, utilizar uma toalha em cima. Em caso de chiffon de seda, a melhor opção é lavar a seco em uma lavanderia”, acrescenta a profissional.

Cuidando bem da roupa, as peças em chiffon se tornam ótimas aliadas, seja para o seu dia a dia ou viagens, seja para ocasiões especiais.


Com informações do Dicas de Mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário