quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Renove o seu abajur com tecido

Se você não aguenta mais olhar para aquele abajur de muitos anos que fica enfeitando a sala, ao lado da sua cama, ou no escritório e está pensando em se desfazer do objeto, pode haver uma alternativa. É possível dar uma repaginada no objeto e ainda mudar a decoração do ambiente. Hoje preparamos para vocês algumas dicas de como renovar o seu abajur de maneira simples.


Grande, médio ou pequeno, o tamanho da cúpula, comprimento da base e formato não importam. A ideia é deixar o seu abajur antigo novinho em folha, como se você tivesse acabado de comprar na loja. São vários modelos diferentes que você pode criar para decorar qualquer ambiente, basta ter criatividade e bom gosto.
O abajur precisa combinar com o restante da decoração. Não se esqueça de que ele fica em evidência em relação aos demais elementos devido a sua iluminação.


Portanto, tenha cuidado ao escolher a cor ou estampa que será usada para a cúpula. Ela deve harmonizar com a decoração do ambiente. Se o cômodo tem cores mais neutras e com uma decoração mais simples, a cúpula pode ter tecidos estampados em com tons que conversam bem com o restante da decoração. Já para ambientes mais carregados, com cores mais vivas, prefira dar uma equilibrada na decoração optando por um tecido para a cúpula liso e com cores neutras.


Como reformar o abajur em casa?
O material para reformar abajur pode ser encontrado com facilidade e não é difícil de usar. Basta seguir os passos para deixar o seu abajur com cara de novo, pronto para se destacar como o objeto mais bonito do ambiente.

Você irá precisar apenas de:
• Tecido (para forrar a cúpula do abajur);
• Cola quente ou cola em spray;
• Ferro de passar;
• Tesoura;


1. O primeiro passo é tirar a medida da cúpula para ter em média o tamanho do pedaço de tecido que irá usar. Feito isso, escolha o tecido que mais lhe agrada e que combine com o ambiente. O ideal é que você dê preferência para tecidos de algodão mais grossos, para fixar bem e dar ótimo acabamento na cúpula.


2. Com cuidado, retire a cúpula do seu abajur da base limpe com um pano para remover toda a sujeira acumulada. Estique o tecido sobre uma superfície plana, dobre ao meio corretamente, encontrando ponta com ponta. Coloque a cúpula do abajur em cima do pano dobrado na posição em que a parte que deseja forrar fique certa no tecido e retire a medida certa que irá usar. Feito isso, corte simetricamente a medida certa para forrar toda a cúpula.


3. Faça um vinco de aproximadamente 2 cm na parte superior e inferior do tecido deixando um pedaço suficiente para cobrir a cúpula com cola quente. Para o vinco ficar marcado sem precisar de costura, faça o acabamento pressionando o ferro no tecido.


4. O segredo para ter um acabamento perfeito e fazer um bom trabalho, é deixar o tecido bem esticado para forrar a cúpula por completo. Em um local arejado, aplique a cola em spray na cúpula e no tecido. Em seguida, vá enrolando a cúpula sobre o tecido sempre cuidando para não enrugar. Se preferir usar apenas a cola quente, siga o mesmo passo é vá distribuindo o produto, sem exageros, sempre no mesmo ponto a medida que for enrolando o tecido na cúpula. Dê o acabamento dobrando a ponta do tecido e aplicando a cola.


Depois da reforma, vale acrescentar alguns detalhes na cúpula para deixar o abajur ainda mais personalizado. Algumas sugestões são colar na borda superior ou inferior tiras de tecidos diferentes, mas que combinem com o que foi colado anteriormente. Use também viés ou rendas para dar mais charme ao abajur.


Se quiser inovar, dá para trocar o tecido para encapar a cúpula por papéis coloridos ou estampados, papéis adesivos, imagens, gravuras, pedaços de jornal ou até mesmo fotografias, vai do gosto de cada pessoa. As aplicações também são muito bem-vindas na decoração do seu abajur. Para dar um toque mais vintage, aposte na aplicação de franjas, para um ambiente mais romântico as rendas e flores, para alegrar o espaço, aposte nos retalhos de tecidos ou papéis com estampas diferentes e cheias de cor e por aí vai. Abuse da sua criatividade e crie modelos pra lá de diferentes.


Com informações Dicas de Mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário