Usado desde ocasiões mais informais, até em lugares que pedem algo mais elaborado, o shorts jeans pode ser uma opção para todas as mulheres. Uma das peças que, provavelmente, todo guarda-roupa tem é o shorts jeans. Democrático e fácil de combinar, o shorts se torna um aliado em todos os estilos, podendo ser usado no dia-a-dia e em produções que vão desde a praia até para sair à noite. Sabendo coordenar a peça, o shorts jeans é item garantido para todos os estilos.
A história do shorts jeans está entrelaçada ao surgimento do próprio jeans. Conforme conta Renata Corsetti, consultora de Imagem e Estilo ao lado de Maria Izabel Morais na Deluxe Consultoria, o jeans surgiu na França, mas era importado pela Itália para a confecção dos marinheiros. “Só no Século XX o jeans começou a ser usado no dia a dia. O primeiro estilista a colocar o tecido na passarela foi Calvin Klein, na década de 1970, quando o material se popularizou.”
Com a popularização do tecido, o shorts jeans se tornou uma das peças mais versáteis do guarda-roupa. “Pode ser usado tanto no verão quanto no inverno. Em dias quentes, vai desde a praia com biquíni, até um jantar com uma camiseta e blazer”, sugere Renata. A consultora de estilo da Chiqueria, Josane Muriel, também é da mesma opinião. “Hoje em dia, o short jeans já é uma peça bem democrática no guarda-roupa. É aceito em várias ocasiões e pode render coordenações interessantes acrescentando um toque despojado ao look”.
O alerta fica para ocasiões mais formais que pedem tecidos mais finos e elaborados. Nesse momento, é melhor deixar de lado o shorts jeans e procurar outras peças que caem melhor nestes tipos de ocasiões. Josane dá a dica de onde pode e onde não pode usar shorts jeans. “Evitar usar nos ambientes mais formais, como nos escritórios de advocacia e em cargos administrativos em geral. Nos locais de trabalho mais despojados, como agências de propaganda, por exemplo, ele pode ser usado, tomando-se os devidos cuidados com comprimentos, efeitos destroyed, etc”, complementa.
Shorts jeans, tipos de corpo e estilo:
“Todo mundo pode sim ser feliz com os shorts jeans”, acredita Josane. Para as magrinhas, o shorts jeans é recomendação certa, independente do modelo. Para quem tem o quadril largo, a dica é optar por modelos sem pregas, com pouco volume, sem lavagens e em cores mais escuras. “Essas dicas ajudam a diminuir e disfarçar a região do quadril. Já quem tem o quadril fininho pode abusar dos volumes, lavagens e outros efeitos no tecido, sem medo”, orienta Josane.
Já para as mulheres plus size, a dica fica para prestar atenção em alguns detalhes. “Para as que têm o corpo mais cheinho, não pode ser muito curto ou colado para não chamar tanta atenção para o bumbum ou para as gordurinhas. O ideal são os shorts médios e mais folgados, estilo boyfriend”, ressalta Renata.
Aliás, os modelos estilo boyfriend, mais larguinho e compridinho, e o destroyed, cheio de desfiados e rasgos, estão sempre em alta. Já o hot pants, que são aqueles com a lateral mais curta e cintura alta, chegaram há pouco tempo nas lojas, mas já ganharam a preferência das mulheres. “Não dá pra eleger o modelo mais usados, pois são muitos à nossa disposição nas araras, e isso é o mais bacana de tudo: tem pra todo mundo”, orienta Josane.
Opções de looks para usar shorts jeans
O look mais democrático: shorts jeans com regata. Sugestão da consultora de imagem e estilo, Renata Corsetti, o look fica ótimo para ocasiões mais casuais.
Para o inverno, suéter e bota podem compor o look ideal: A escolha dos acessórios depende da proposta de look, segundo Renata. “Se você faz uma produção mais arrumada, use com brincos, colares e cintos com mais glamour”, aconselha. Já Josane acredita que o shorts jeans pode ser usado de muitas maneiras. “O que manda é a personalidade de cada um, a criatividade e a ocasião – ambientes mais formais ou informais”, finaliza.
Se a intenção é montar um look mais casual, Renata indica qual produção pode ser ideal. “Shorts jeans com regata é a produção mais democrática que existe e funciona muito bem para uma ocasião informal”. Josane sugere produções básicas, mas que não sejam entediantes. “Coordenados com camisetas comportadas e cheias de personalidade trazem um ar despojado e divertido à produção. Complemente com sapatilhas e capriche nos acessórios e você terá um look básico, mas ao mesmo tempo interessante.”
Quando se quer ser mais ousada, Renata recomenda contrabalancear o shorts jeans, que expõe o corpo, com algo mais fechado, regra básica da moda. “Considero um produção mais ousada a mistura do jeans, que é um tecido mais democrático, com uma seda, blusas bordadas ou brilhos. Mas o melhor mesmo é evitar tudo muito exposto ou curto”, reitera. Josane é da mesma opinião e aconselha a evitar mostrar o colo e os braços para não ficar muita pela à mostra. “Criar coordenações que contrastem com o despojamento do short jeans é um truque fácil de executar e que causa grandes efeitos na produção. Use com paetês, blazers, camisas, maxi colares e moletons”.
Shorts jeans no inverno
Uma peça tão característica do verão e tão fresquinha pode ser usada nos dias mais frios, desde que acompanhadas com peças mais quentinhas. “No inverno fica bem com tricôs, casacos e botas”, recomenda Renata. A meia-calça também é outro item importante para complementar o look nos dias mais frios.
Com informações do blog Dicas de Mulher